26.5.13

Feijuca de frutos do mar

E que data melhor para praticar a violência na cozinha do que o aniversário da sua cunhada? ;o)

Então te arruma aí que essa receitinha é violentíssima. Tô eu zapenado uns canais de TV quando de repente vejo uma receita de "Feijoada de frutas do mar". A ideia inicial era fazer para mim e para a nega véia, mas como já estávamos reunidos para uma comemoração especial na casa da cunhada mesmo, vamos fazer o "Test Drive" coletivo na galera mesmo. As medidas aqui descritas foram feitas para 10 adultos, 3 adolescentes e 2 crianças, então fique a vontade para diminuir as quantidades para o seu "público alvo" ;o). Segue o goró:

Ingredientes:

- 1,5kg de feijão branco;
- 1,5kg de camarões (abre a mão e compra o maiorzinho, nem só de "7 barbas" vive o homem");
- 10 anéis de lula cortados em pequenos pedacinhos;
- 1 kg de filé de anjo cortado em pedaços pequenos;
- 4 cebolas picadas;
- 4 tomates picados (sem pele e sem miolo);
- 1 pimentão vermelho picado;
- 6 dentes de alho picado em rodelinhas;
- 1 pimentão verde picado;
- 400 gr de copa;
- 1 salsinha picadinha;
- 2 caldos de feijoada;
- sal a gosto;
- 1 copo de vinho;
- 1 garrafinha de leite de côco;
- 1 panela de barro da bruxa;
- 6 folhas de louro;

Modo de preparo:

Tarefinha barbada, segue o raciocínio: primeiramente, tempere os frutos do mar com sal e o tempero esquisito que seu cumpadre comprou no mercado público ;o) É uma mistura de açafrão, alho e sal, mas, se tratando de peixe, pode temperar apenas com sal e limão que não tem problema. Deixe pegando um gostinho por pelo menos umas 4horas na geladeira. 

Chegada a hora de pegar no pesado, cozinhe o feijão branco com o caldo de feijoada e as folhas de louro numa panela de pressão. Obviamente, dada a quantidade, tive de fazer em duas panelas separadas. Seguindo em frente enquanto o feijão cozinha, você pode ir partindo os temperos (cebola, tomate, pimentões, alho e a copa). Numa panela, esquente um pouco de azeite e frite as cebolas, o alho, e os pimentões. Quando estiverem prontos adicione os tomates e tempere com sal a gosto. Agora frite a copa, reservando algumas fatias finas para dourar no microondas. Em seguida, frite as lulas, por no máximo 3 minutos para não ficarem "borrachudas" e reserve. Frite o peixe em pouco óleo, mexendo para os pedaços não grudarem no fundo. Assim como a lula, frite-os por pouco tempo para não ficarem duros e também não desmancharem, mexendo-os sempre. Reserve. Agora os camarões, frite-os também por pouco tempo, mexendo sempre.

 

 Agora vamos juntar toda essa paçoca. Depois que o feijão estiver cozido, despeje o conteúdo das panelas de pressão na panela de barro. Adicione primeiro os temperos cozidos e picados. Adicione a copa, a lula, o peixe e os camarões, mexendo sempre para não grudar. Adicone o copo de vinho e deixe dar mais uma cozinhada. Adicione agora o leite de côco e deixe cozinhar mais uns 5 minutinhos em fogo baixo com a panela tampada. 
Coloque as tiras de copa no microondas por 30 segundos cada lado, para ficarem crocantes (como se fossem bacon). Adicione então a salsinha e a copa para decorar. Feita a paçoca, sirva com arroz branco e muito vinho.


  Dica do Japa:

- A primeira dica é, coma isso num final de semana, de preferência se huver um feriadão, pois as consequencias são devastadoras ;o)
- Um pouquinho de pimenta no prato não fará mal a ninguém;
- Muita gente me falou que a "copa" não precisava estar nessa receita, mas como foi assim que eu a "descobri", a repasso com ela. Fica a seu critério adicioná-la ou não. 
- Você também pode adicionar outros frutos do mar, como carne de siri, polvo, etc.


Convidados: Hércio, Emídia, Renato, Adriana, Tainá, Renata, Denilson, Vinny, Desirée (a aniversariante), Rick, Bruno e Gugu. (menções honrosas para Claiton, Júlia e tia Julieta, que não estavam lá mas deram "o" apoio moral huhahahua).

Trilha sonora da receita: Creed - Who's got my back now

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: