20.4.12

Massitcha ao molho funghi de quinta a noite


Então, não falei que voltaríamos com violência total e desmedida?? ;o)
Ontem as vítimas foram o Maurício, a Jaqueline, minha cunha Loritzki e meu irmão Dê-nilsãn. Olha, tem que ser parceria pra encarar "teste de rango" numa quinta a noite hehehe. Enfim, galera reunida, receita na cabeça, Internacional perdendo por 1 a 0 do Juan Aurich, rolando Chicago Bulls e Miami Heat no Space, nega véia linda como sempre, filhote vestido de Superman azucrinando pela casa, a Jaque me aparece com um doce mega-elaborado que tinha Kit-Kat, mumu, nata e outras coisas que viciam, o Maurício com um pack de Skol, Renatinha e Deni com um salpicão e... mais Skol!!! Enfim, tem como estar melhor???? Relaxa e vamos ao goró.

Ingredientes:

- 50gr de funghi (em 19/04/12, 100gr custavam R$7,00 no mercado público de POA: vale);
- 1 colher de sopa de azeite da Olívia;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 1 xícara de vinho branco seco;
- 1 cebola grande bem picadinha;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 1 pote de 300gr de nata;
- massa Barilla número 7;
- sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Muito importante. lave bem o funghi antes de fazê-lo. Depois de muito bem lavado, deixe-o de molho no vinho branco por 30 minutinhos, para hidratá-lo novamente. Passados os 30 minutos, escorra e reserve ambos (funghi e vinho). Agora vamos a paçoca propriamente dita; o inicio é como se você fosse fazer um molho branco comum, doure a cebola no azeite e quando estiver transparente, acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre para não embolar. Quando estiver consistente, acrescente aos poucos o vinho e o funghi, sempre mexendo, cozinhando por alguns minutos para evaporar o álcool ;o) Quando estiver pronto, acrescente a nata e vá deixando encorpar. Se notar que ficou muito forte, vá acrescentando um pouco de leite, e continue mexendo. Acrescente sal e pimenta a gosto e quando estiver pronto, desligue o fogo e adicione o creme de leite.  Acredito que a essa altura você já tenha cozinhado a massa, então faça o pratão e seja feliz. Vai por mim que tá o bicho... (acho que todos os participantes sobreviveram. Com sequelas, mas sobreviveram ;o)).

Dica do Japa:

- Você também pode colocar champignon além de funghi nessa receita que fica o bicho para suavizar o sabor. Mas não vá atrás que é "mais barato", pois o funghi rende bem mais.

- A irmã da tia da mãe do cunhado do primo do namorado da minha chefa faz essa mesma receita com requeijão ao invés de nata. Se te apetecer, manda bala.

- Não esqueça de tomar o que sobrou do vinho branco (leia-se: "não compre vinho vagabundo pra receita" ;o))

- Vai por mim, funghi é forte pra caramba. Se precisar dar uma "enfraquecida" no molho, vá misturando um pouco de leite, mexendo sempre.

Trilha sonora da receita: Branca de Neve - Nego Dito  e Mtume - You are my sunshine (Em homenagem ao assunto da noite ;o)


Convidados: Maurício (@maubrapa), Jaque (@jaqybp), Renatinha (@reluzkl) e Dê-nilsãn ;o)

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: