7.12.09

Chiclete de cameroon do TCF





Pois bem.  Sábado pela manhã, ligo para meus velhos para saber se está tudo “nos conformes”, e minha mãe me larga essa: “Filho, tô tirando um camarãozinho do congelador e queria comê-lo hoje a noite. Topas?”. E qual ser humano com o mínimo de escrúpulos negaria um pedido a uma mãe? Respondi: “Te apronta veínha que hoje o negócio vai ser roots”.
Como minha chefa, numa de suas idas a Maceió havia me falado do tal “Chiclete de Camarão” e eu já estava namorando essa receita há algum tempo, essa foi a escolha da noite; abre o cinto e relaxa que essa vai ser forte.

Ingredientes:

- 400gr de camarão;
- 4 tomates sem pele;
- 1 pimentão;
- 3 colheres de azeite de dendê;
- 500gr de queijo mussarela;
- meio copo de requeijão;
- 2 dentes de alho bem picados;
- sal a gosto;
- 2 limões;
- meio cálice de vinho branco;

Modo de preparo:

Num recipiente, tempere os camarões como sal, limão e vinho branco. Deixe-os na geladeira por umas 2hs antes de fazer a receita. Depois escorra-os e reserve.
No liquidificador, bata os tomates sem pele e o pimentão, escorrendo logo em seguida pois vamos utilizar apenas a polpa. Quase todos os ingredientes prontos, vamos a obra. Numa panela, aqueça o azeite de dendê e frite o alho picado junto com os camarões. Quando estiverem bem cozidos e com aquele aspecto que te dá vontade de pular dentro da panela, adicione a polpa dos tomates com pimentão. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Agora, o chiclete propriamente dito. Adicione o meio copo de requeijão e mexa por 3 minutos. Depois, vá adicionando as fatias de queijo mussarela, espere derreter e vá adicionando novas fatias, até ter adicionado todo o queijo. Feito o carreto, vai por mim que o ibope da receita me rendeu até o perdão pelo vaso da sala que quebrei jogando futibas quando tinha 3 anos ;o)

Dica do japa:

- O ideal é servir com arroz branco e uma saladinha leve, alface ou coisas do gênero;
- se você quiser adicionar um pouquinho de leite de côco antes de adicionar os queijos, também fica um dedo no olho;
- eu coloquei um pouco de sazon amarelo (para peixes), que também deu um brilho;
- se você é um "iniciado", tasca pimenta nesse negócio que vai dar mais brilho ainda. 

Trilha sonora da receita: I got a feeling - Black Eyed Peas

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com) 

Nenhum comentário: