5.5.08

Strogonoff de carne do feriadão do Trabalhador Naufragado


Então, é só rolar um feriadão em homenagem ao trabalhador que cai uma chuvarada daquelas de arrasar quarteirão. Sendo assim, em homenagem ao trabalhador brasileiro, que teve que ficar em casa tirando a água do barraco aos baldes ao invés de curtir uma prainha, segue uma receitinha de Strogonoff padrão pra dar o levante no moral e seguir o baile.

Ingredientes:

- 800gr de alcatra ou qualquer carne "molinha" e que caiba no seu bolso;
- meia xícara de aguardente (cahcaça mesmo);
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- meia xícara de catchup;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 pacotinho de caldo de picanha em pó;
- 200gr de champignhons;
- 1 caixinha de creme de leite;
- Azeite da Olívia;
- sal a gosto;

Modo de preparo:

Olha que barbadinha. Coloque um filete de azeite da Olívia numa panela e vá fritando a alcatra. Quando estiver cozida, adicione a colher de farinha de trigo, a cachaça e tempere com sal. Mexa para não empedrar a farinha por uns 5 minutos (tempo suficiente para evaporar o álcool) e adicione o catchup e a mostarda. Continue mexendo por uns 5 minutos e desligue o fogo. Com a boca dessa panela desligada, adicione o creme de leite e os champignhons. Mexa bem e tá pronto, vai que tá uma ferroada de arraia traída.

Dica do Japa:

- Sirva com arroz branco e batatas palha, é o melhor acompanhamento;
- Para dar um up na batata palha, que nem sempre vem crocante no pacote, frite a batata palha por 4 minutinhos numa frigideira com um pouquinho de azeite da Olívia. Vai por mim que é o bicho.
- Cuidado quando colocar a colher de farinha para esta não empedrar. De preferência, use uma farinha que ainda esteja no prazo de validade ;o)

Trilha sonora da receita: "Chove chuva, chove sem parar..." - Não sei quem canta, mas depois desse sábado não tenho nenhuma outra música na cabeça.

Have fun, aloha e coisarada.

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: