28.4.08

Vaca "Roots" atolada no aipim



Para quem acusou os integrantes do TCF de serem bairristas (o que aliás está completamente certo), segue uma receita mineira para ampliar os horizontes culinários dos nossos visitantes (não dos nossos integrantes, pois nós somos bairristas, lembra?!). Vaca atolada de minas para o mundo.

Ingredientes:

- 1kg de costela bovina;
- 400gr de aipim;
- 100gr de bacon picado em pedacinhos;
- 4 cebolas médias picadas em 4 partes;
- 3 tomates sem polpa picadinhos;
- 1 caixinha de polpa de tomate;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 ramo de cebolinha e salsinha;
- 1 pacotinho de caldo de carne em pó;
- 2 colheres de sopa de azeite da Olívia;
- 3 xícaras de água quente;
- sal a gosto;

Modo de preparo:
Cubra a carne com sal grosso e deixe por uma hora e meia no forno (tal qual a receita de churras de forno logo abaixo). Enquanto a carne está no forno, cozinhe o aipim em pedaços na panela de pressão até ficarem "meio moles" (meio moles significa moles, mas não muito, entende?).
Depois da carne pronta, bata a carne para sair o sal, parta-a em pedaços e reserve. Numa panela grande o suficiente, frite os pedacinhos de bacon com a própria gordura. Adicione o alho picado e frite junto com o bacon. Adicione também a cebola e o tomate picado e continue mexendo por 5 minutos. Adicione a carne em pedaços nessa panela mexendo por mais 5 minutos. Adicione o aipim, o extrato de tomate, tempere com o caldo de picanha em pó e sal a gosto. Insira as 3 xícaras de água quente, tampe a panela e deixe por 30 minutos, até desmanchar bem o aipim e a costela ficar literalmente "atolada". Cubra a panela com a salsinha e cebolinha picadinhas e manda bala que isso tá um cutuco.
Dica do Japa:
- Cuidado ao cozinhar o aipim na pressão, não deixe passar demais pois a intenção é justamente cozir e desmanchar junto com a carne.
- Se você tem mais do que 20 anos, não coma esse prato depois das 21horas 30minutos e 15segundos. Do contrário você será atingido pela maldição da vaca atolada e sua noite de sono estará comprometida.
- Também não coma esse prato se você pretende dormir agarradinho depois ;o)
- Você também pode adicionar umas ervas, como manjerona e orégano que esse prato fica da bruxa. Ahh, e de preferência, utilize uma panela de barro ou de ferro que da o "up".
Trilha sonora da receita: A bay bay - Hurricane Chris

Have fun, aloha e coisarada.

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: