4.4.08

Arroz com "Bucãlháu" no mais perfeito português de Portugal com azeitonas pretas que parecem coraçõezinhos de galinha.


Mas olha aí que barbada. Sabe aquele bacalhau que você compra uma vez por ano (só para fazer aquele prato especial no Natal, mas sempre lembrando de congelar uma reba pra semana Santa)? Pois então, hora de usar aquele bacalhau que sobrou e estava aniversariando no congelador. Segue o goró.

Ingredientes:

- 400gr de bacalhau dessalgado e desfiado;
- 2 xícaras de arroz;
- 200gr de azeitonas pretas sem caroço;
- 1 cebola média picada;
- 2 tomates picados;
- 2 dentes de alho picados
- salsa e cebolinhas picadinhas;
- 1 pimenta vermelha picada (é isso aí, vamos picar o mundo ;o)
- 2 ovos cozidos e picadinhos;
- sal, manjerona e orégano a gosto;
- azeite da olívia;

Modo de preparo:

Muito fácil, sem dor e sem arrependimentos. Deixe o bacalhau dessalgando da noite para o dia, procurando trocar a água pelo menos umas 2 vezes. Na teceira troca de água, leve o bacalhau ao fogo até ferver, deixe cozinhando por uns 5 minutos, remova o bacalhau e separe a água da fervura. Numa outra panela, adicione 3 colheres de sopa de azeite da Olívia e frite a cebola e o alho. Quando estiverem bem douradinhos, acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Acrescente o bacalhau, mexendo sempre. Depois de uns 5 minutos, acrescente o arroz e tempere com sal, manjerona e orégano. Nesta mistureba, adicione a água do cozimento do bacalhau, metade da salsinha e a pimenta picadinha. Deixe cozinhar em fogo baixo.
Quando o arroz estiver pronto, polvilhe o ovo cozido, as azeitonas pretas e o que sobrou da salsinha/cebolinha e tampe a panela por mais 5 min. com o fogo desligado. Olha tchê, isso aí tá que é um abraço de anaconda com fome, tasca um vinhozinho na galera e vai ser feliz.

Dica do Japa:

- Os temperos ficam a sua escolha. Eu usei manjerona e orégano e ficou bom, mas você pode usar os temperos que estejam ao seu alcance que tá blz (pimenta preta, páprica apimentada, pasta de dentes, alvejante, você quem sabe....);
- Espanta as moscas da cozinha e deixe a panela do arroz destampada enquanto cozinha que isso vai aromatizar a casa toda e você vai ouvir os elogis antes mesmo de servir o goró ;o)

Trilha sonora da receita: olha, eu fiz esse negócio escutando o Pagode do Arlindo e fluiu legal, então qualquer pagodão que dê o levante na cozinha tá valendo.

Have fun, aloha e coisarada.

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: