4.12.06

Costela de Porco ao molho de laranja e gengibre


Ingredientes:

- 1 kg de costela de porco;
- 1 colher sopa de pasta de alho (pra que passar trabalho né?!);
- tempero pronto de alho e sal;
- suco de 2 laranjas;
- gengibre ralado (não muito pois o primo de um cunhado de descendência indígena, remanescente da quase extinta tribo dos kuaguaiangui que vive quase desapercebida em baixo de uma ponte ali próxima ao Rio Guaíba me falou que gengibre manda a pressão lá nas alturas);

Modo de Preparo:

- Tempere a carne de porco com o tempero alho e sal. Esfregue bem ambos os lados da costela para dar um brilho no gosto do porquinho.

- Depois da carne temperada, misture a pasta de alho e o gengibre ralado ao suco de laranja e vá esfregando esse molhinho na superfície da carne. Não precisa despejar todo o molho agora pois como a carne de porco leva um tempo para cozinhar, você pode dar uma besuntada pegada no início e depois só ir dando um tapa no porquinho vez ou outra. Leve ao forno pré-aquecido por umas 2h, ou o tempo necessário para o cozimento (sei lá né, ninguém melhor que VOCÊ para conhecer o SEU fogão). Sirva com arroz branco.

Dica do japa:

- Se você quiser cozinhar mais rápido esse porquinho, enrole a fôrma com papel alumínio antes de levar ao forno. Não notei muita diferença, mas os especialistas dizem que é muito mais rápido. Pois então...

- Eu por exemplo, cozinho a troscentos anos e não tenho um ralador. Então a principal dica do japa dessa receita é: compre um ralador. Eu inventei de fazer essa receita com o gengibre destroçado a mão e o resultado não foi muito satisfatório ;)

- Se você curte uma pimentinha, o melhor momento é quando você está temperando a carna. Junto com o tempero alho e sal, polvilhe umas pitadinhas de pimenta raladinha e esfregue no bicho antes do suco de laranja.

Idealizador e hábil executor desse prato: Spk

Have fun

t+

Spk

Nenhum comentário: