1.12.06

Alcatra acebolada de forno


Ingredientes:

- 500 Kg de Alcatra (ou qualquer outra carne que pessoas com mais de 60 anos possam comer preservando todos os dentes);
- 2 cebolas partidas em rodelas;
- 1 pacote de sopa de cebola (veja eu disse "sopa" de cebola e não "creme" de cebola, presta atenção rapá);
- 1 pacotinho de caldo de carne em pó;
- 3 latas de cerveja (a sua escolha, pois a cerveja não vai no prato, é só pra ir bebericando mesmo);
- tempero pronto, tipo alho e sal a gosto;

(huauhauhau, agora que eu me liguei que coloquei 500Kg de alcatra ali em cima... foi maus, eu quis dizer 500 g);

Modo de Preparo:

- Num recipiente qualquer, faça pequenas entradas na alcatra com a faca (pequenas mesmo, não é para partir a carne ao meio), onde você vai encaixar posteriormente algumas rodelas de cebola. Vá passando o tempero alho e sal por toda a superfície da carne, esfregando aqui e ali para que a peça fique bem temperadinha. Após o tempero, misture o conteúdo do caldo de carne em pó com a sopa de cebola e despeje nesse mesmo recipiente repetindo o processo, esfregando bem na carne pra dar o gostinho especial.
Unte a forma com uma quantidade pequena de óleo, mas unte TODA a forma. Forre a forma com rodelas de cebola; isso mesmo, por baixo da carne. Coloque a alcatra sobre as rodelas de cebola e depois tasque mais cebola sobre o bicho. Cebola, cebola, cebola, esconda a carne sob a cebola. Lembra das entradinhas que você fez com a faca? Pois então, adicione cebola em rodelas nelas também. Lembra das 3 latas de cerveja aquelas? Pois então, cebola nelas ;). Uma vez que o prato esteja bem decorado, espalhe óleo sobre a superfície da carne e leve-a ao forno por uns 40 minutos, sempre controlando para ver se não vai queimar. Não precisa ficar virando a carne, mas vez ou outra você abre o forno pra ver se a forma não está secando, pois existem fornos que cozinham mais de um lado do que do outro (essa vida de pobre ainda me mata;)). Nesse caso, basta ir adicionando um pouco mais de óleo.

Dica do japa:

- Olha só, se você se sente meio inseguro ao temperar uma peça desse tamanho, e tiver dúvidas do tipo: "Será que esse troço vai ficar com gosto?", polvilhe maizena na carne antes de temperá-la. Se você quiser colocar um pouquinho de pimenta do reino misturado a sopa de cebola e ao caldo de carne em pó, também ta valendo.

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

Nenhum comentário: