30.11.06

Tainha Recheada


Ingredientes:

- 1 tainha grande e limpa;
- 1 cebola picada;
- 1 berinjela picada;
- 1 alho picado;
- 1 pimentão picado (é isso ai, vamos picar o mundo);
- Sal e pimenta a gosto;
- 2 limões;
- meia taça de vinho branco;
- 300g de camarão sete barbas (sim, aquele mágico que você cozinha e ele some);
- alecrim;
- leite de côco;

Modo de Preparo:

- Primeiramente vamos temperar o peixe. Vá jogando pitadas de sal sobre ele, e esfregando a superfície para que o sal penetre no peixe. Não esqueça de temperar o peixe por dentro também. Aproveite bem esse processo pois é muito prazeiroso, principalmente se o peixe tiver muitas escamas e você tenha esquecido de limpá-lo muito bem antes de começar. Uma vez que você tenha salgado todo o peixe, parta o limão ao meio e repita o processo com o limão, passando-o por todo o peixe, inclusive por dentro. Agora é a vez do vinho. Se você não tiver bebericado todo ele, coloque o que sobrou no peixe, assim como você fez com o sal e com o limão. Enquanto não chegar o momento de ir ao forno, mantenha o peixe no mesmo recipiente onde você derramou o vinho.

- Agora vamos ao recheio. Numa panela com um pouco de azeite de oliva, frite a cebola, o alho, o pimentão e a berinjela. Pode tacar tudo na mesma panela, no stress. Quando estiverem bem douradinhos, adicione o camarão e dê uma mexida. O camarão cozinha em 5 minutinhos, então quando estiver quase cozido, acrescente uma pitada de alecrim e uns 300 ml de leite de côco. Aguarde uns 2 minutos e apague o fogo. Se você desconfiar que o camarão ainda não está bem cozido não tem problema, o forno e a barriga do peixe vão se encarregar disso.

- Agora vem a parte onde você precisa de esperteza, sagacidade, iniciativa, muita força de vontade e uns goles do que sobrou daquele vinho branco: rechear o peixe. Se você puder pedir ajuda aos universitários melhor ainda. No mesmo recipiente onde a tainha se encontra, abra o peixe e vá adicionando o recheio com uma concha. Quando você perceber que está saindo caldo até pelos olhos do bicho, acho que já é o suficente, pode parar de rechear ;). Com a ajuda da sua mãe (mãe sempre sabe fazer esses troços) ou da pessoa com sanidade mental inquestionável mais próxima, feche a barriga do peixe com palitos de dentes. Tem gente muito, mas muito aplicada que gosta de costurar a barriga do peixe com agulha e linha, portanto fica a seu critério. Uma vez fechada a barriga do meliante, leve-o ao forno pré-aquecido por uns 30 minutos e sirva pra galera com um arroz branco e umas batatas palha. Vai por mim que esse peixe faz sucesso.

Dica do japa:
- Eu sei que você é uma pessoa inovadora, que curte culinária "bagaray", que vai mudar o mundo através da sua cozinha, mas por favor, não use mais nada para temperar o peixe além de SAL e LIMÃO. Acredite em mim (já te botei em fria antes???), é o suficiente!
- Tem gente que não curte berinjela, então você pode substituí-las por champignhons. O que? sua namorada também não come champignhons? Bom, você ainda pode usar palmito. Já sei, já sei, ela também não come palmito. Cara, come o que você quiser e arrume uma namorada menos fresca pra comer contigo ;)
- Se possível, tempere o peixe na noite anterior e deixe-o a noite toda curtindo na geladeira. Vai por mim que vai dar um brilho no gosto do maritmo. Mas feche bem o recipiente onde ele está guardado, pois geladeira cheirando a peixe ninguém merece né...

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

Nenhum comentário: